sexta-feira, 21 de setembro de 2012

E digam Racionais!!!


Racionais voltam ao VMB e resgatam o moral da festa



No final de 1997, depois de passar mais ou menos quatro anos assistindo as grandes novidades dos canais fechados na casa de um amigo, finalmente meus pais conseguiram encaixar no nosso orçamento uma assinatura de TV à cabo. Já fissurado por música na época, fiquei extasiado por saber que teria a MTV na minha casa, na hora que eu quisesse. Pra vocês terem uma noção, fiquei tão passado com a novidade que gravava qualquer vídeo que passasse. Quando digo “qualquer clipe”, quero dizer coisas do quilate de Boyz II Men, Cidade Negra e.....Backstreet Boys (!!!), só porque tinha uma guitarrinha durante a música. Quanta ingenuidade...Nada contra os dois primeiros, mas até hoje, antes de dormir, peço perdão aos deuses da música por ter gravado um clipe de uma boy band.

Mas até o final de 98 a adrenalina já tinha passado e eu passei a ser bem mais seletivo na hora de gravar videoclipes que passavam durante a programação daquele que era um canal de música. O ápice daquele ano foi a cerimônia de premiação do Video Music Brasil. O primeiro que eu assistiria ao vivo do início ao fim. Para minha alegria completa, o evento contaria com uma apresentação do Sepultura, já sem Max Cavalera, com Derrick Green nos vocais e participação de Jason Newsted, então baixista do Metallica.

A grande atração da noite porém, acabou sendo os Racionais MCs. O grupo que havia conquistado o país com o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, lançado um pouco menos de um ano antes do VMB, ganhou os principais prêmios da noite e ainda fez uma apresentação arrebatadora da música “Capítulo 4, Versículo 3”. Ficou pra história.

Dali em diante fui acompanhando todos os VMBs. Entrava na internet, votava nos meus artistas favoritos e tudo mais. Mas com o tempo o encanto foi acabando. Os anos dourados da MTV foram ficando pra trás. E emissora mudou o foco de sua programação e, pra contribuir, a qualidade dos artistas nacionais de ponta caiu drasticamente. Se em meados dos anos 90 e início dos 2000 os destaques eram Paralamas do Sucesso, Raimundos ou O Rappa, hoje em dia somos obrigados a engolir Fresno, Restart, NX Zero e afins. Sendo assim, faz mais ou menos uns cinco anos que abandonei o VMB. A própria MTV, como um todo, já perdeu muito da minha atenção. 


Eis que veio a premiação deste ano. Mais uma vez eu não estava dando bola pro evento. Em cima da hora, estava vendo TV de bobeira em casa quando descobri que o Planet Hemp faria seu retorno triunfal começando a festa com tudo. O encerramento ficaria à cargo de quem? Racionais MCs.

Após 14 anos do meu primeiro VMB, lá estavam eles de volta. Após levarem pra casa o prêmio de clipe do ano com a produção feita para a nova música “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”, o grupo subiu ao palco um pouco antes da meia noite para encerrar o evento. E não tocaram só uma ou duas músicas, não. Foram quase 40 minutos de show mesmo. Os caras mandaram as clássicas “Eu Sou 157”, “Negro Drama” e “Da Ponte Pra Cá”, e mais três músicas que devem figurar no ansiosamente aguardado disco novo dos caras que deve ser lançado ainda esse ano. “Tá Na Chuva” já é conhecida pelos fãs mais fieis, mas a vencedora da noite “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)” e “Cores e Valores” pipocaram na internet não faz muito tempo. Ah...já ia me esquecendo da parceria entre um dos Racionais, Edi Rock, com o grande cantor Seu Jorge. Os dois fizeram uma ótima apresentação da música “That’s My Way”, do trabalho solo do rapper.

Dificilmente a MTV voltará a ser a mesma daquela dos anos 90. Eu nem tenho mais esperanças de que isso aconteça. Mas depois de muito tempo, por alguns minutos, tive o prazer de voltar aonde tudo começou e pude testemunhar uma performance bombástica que mostrou que deve haver espaço no mainstream para artistas de qualidade. Nada melhor que os Racionais MCs para comprovar isso. 

Confira a apresentação completa dos Racionais no VMB 2012 no link abaixo:

Um comentário:

  1. Fala Fabiao!

    Po com certeza mudaram a historia naquele onde cantaram RACIONAIS CAPITULO 2 VERSICULO 3. Esse ultimo nao vi mas pelo seu post foi espetacular. Vou pegar na net pra assistir. Acho o Mano Brown meio cuzao as vezes nas falas dele, mas respeito ( e curto demais ) o Racionais.

    Parabens pelo BLOG e pelo Post.

    Abs!

    ResponderExcluir